"Morte na Praça", de Dalton Trevisan, em "Iáiá por que Choras?", conto assim dissecado:
Conto: breve narrativa, centrada em um episódio da vida, com poucos personagens.
Pontos essenciais - elementos:
. ambientação - áreas de uma casa e hospital principalmente.
. perfil psicológico do personagem: Abílio para de barbear e cortar cabelo, joga carteado e rinha de galo; Iáiá professora com disfunção emocional, família decadente, com possível sonambulismo ou delírios, denotados por ordens dadas ao marido - Abílio, que pela manhã passa a ser questionado pelo feito, ou ela ao fazer com as próprias mãos gera a própria internação com tratamento com choques, e consequente envelhecimento, rápido, e morte;
. insatisfação: com morte de seus galos pelas mãos de Iáiá;
. alteridade: ao cuidar de Iáiá, na doença;
. inadequação: obediência à epifanias de Iáiá, e decadência familiar de Iáiá, simbolizada pela estátua de seu antepassado na praça e ela, descendente, vivendo sob uma degradação do casario herdado;
. protagonismo: sob narrador equidistante - não emite opinião, o protagonista em um desempenho errático, abandona ofício de barbeiro para se dedicar ao jogo de cartas e rinha de galo, assim é o Abílio;
. personagens: Abílio e Iáia, principalmente, e a cara preta;
. figuras arquetípicas: a Iáiá mulher e Abílio, fustigados por epifanias dela, e a serviçal;
. abordagem mítica: a internação nosocomial da paciente psiquiátrica;
. polaridade: entre marido - "são", e sua mulher - "doente";
. catarse: esconder do convívio a disfunção ética de Iáiá, mas exaltar a de Abílio - moral, disfarçada em cuidados - azul de metileno na garganta de galos por Abílio, e na morte dos mesmos por Iáiá;
. sabedoria através do corpo: que envelhece à internação psiquiátrica e morte após clausura e choques elétricos;
. segurança no caminho: do "cuidado" marital, em casa, à cônjuge;
. trama:
Drama é, ao expor o conflito do homem e seu mundo - mulher com os galos de briga, e homem com homem - na reação por morte de galos com exílio dela em hospital psiquiátrico, ao manifestar a miséria humana, verossímil, com seriedade. Início prolixo e leve - com contextualização, chegando até o meio, em jogos de baralho e rinha de galos, em aventuras que instigam à leitura, com final em tragédia simbólica - da executora de imposta morte aos galos, e no colocado fim àquela relação - matrimonial, em "paz", e só temporariamente com as brigas de galo, impactante. Narrador na terceira pessoa, no tempo passado.
rrr./
Feita tal dissecação à luz de um diagrama (*) e de anotações em oficina do Flávio (**).
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http://ricardorutiglianoroque.blogspot.com.br/2017/08/diagrama-de-generos-literarios.html?m=1
** oficina "Como se tornar um escritor hoje": Caminhos da Literatura - 05/08 a 25/11/2017, de Flávio Viegas Amoreira, no SESC - Santos.
http://acervodosescritoressantistas.blogspot.com.br/2017/09/morte-na-praca-em-iaia-por-que-choras.html?m=1
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