Copa:
Ação da Cozinha.
Ação no Quintal.
65
Ação da Cozinha: (vide À PORTA, página 73)
Oficina de capa de livro, com roda de leitura, em escola, e eventos predecessores.
Mambembe, Desnudo Mar Selvagem, ao jovem na escola.
Certame literário aberto.
Leitura histórico literária.
Caminhada evolutiva.
Ação no Quintal:
CELEBRAÇÃO – brinde poético – em Prosa Fantástica simples e prosopopeica, Trova e Haicai, e literal – cafezinho adoçado com garapa, rapadura em pó ou açúcar mascavo, repito:
Propõe certame literário colaborativo – não competitivo, em exposição oral e criativa: Prosa Fantástica Lírica, simples de cada coletivo convidado, e em Prosopopeia – esta em 20 fonemas poéticos, em Trovas, à cada mulher - eleita por seu coletivo, ou reverenciada sua individual.
Em dinâmica de dizeres em círculos – colar de escritores, junto ao Museu de Pesca, após brindarem com café e garapa (açúcar mascavo) à mulher homenageada, em bar no restaurante "Tertúlia"
66
- aberto ao custeio individual, com audição de um cantar e um dizer, às doze mulheres homenageadas – distribuídas em três mesas, em grupos – elementos naturais, étnicos e históricos, em diálogo ao dizer autoral, se prosopopeico. Após o brinde, junto ao Museu de Pesca - se seco o tempo, dentro se chuvoso - no segundo andar ou no auditório, ouvirão o dizer e o cantar em ode à tais vertentes caiçaras - afro, guarani e européia. Já as prosas fantásticas simples serão ditas em círculo, pelo seu autor, com características do trabalho de seu coletivo, em sequência aos demais, distribuídos nas calçadas e jardim da praia, até a biblioteca Mário Faria - posto 6 de salvamento, se tempo seco.
Ambientação junto aos livros, a serem lançados no dia, com selo adesivado do Acervo dos Escritores Santistas em um exemplar entregue à biblioteca municipal de Santos Mário Faria, como os já entregues, de Elcio Rogério Secomandi - autor de livro histórico e membro do espontâneo Acervo, os de Ricardo Rutigliano Roque -
67
autor, membro celebrante e coordenador, e o de Wilma Therezinha Fernandes de Andrade - autora de livro histórico base da pesquisa, junto às outras obras.
Humanizar o Museu de Pesca, com uso do entorno ou do próprio prédio histórico – Forte do Crasto, ou junto a esse, gestado pela diretora Thais Moron Machado.
Em tempo chuvoso em seu piso superior, ou no auditório climatizado para 60 lugares, com suas poltronas almofadadas, e em círculo ao ar livre se tempo seco, junto ao museu - repito.
Caminhar de escritor e seu leitor, lado à lado, em espaço público - calçadas e jardins da praia de Santos.
Caminhantes estejam, calçando tênis, acompanhados por funcionário público municipal de Santos, na manutenção do gramado.
Caminhada intercalada por dinâmica de cúpula - em círculo, seja finalizada no posto 6 de salvamento - que abriga a biblioteca Mário Faria, repito.
Tenha passado no pergolado da praça Luiz La Scala - contígua à do aquário.
68
Tenha vindo da calçada, junto à sua amurada barra, com passagem pela rua com segurança dada pela CET - Companhia de Engenharia de Tráfego, de Santos.
Haja convite à cada coletivo visitado, que se comprometa com assinatura de cada individual participante, em ata do Acervo dos Escritores Santistas.
Que cada coletivo indique uma mulher caiçara eleita à tal homenagem.
Que compareçam à celebração, em 15 de março do corrente ano – atual quarta-feira em 2017, iniciada as 14:30-15:00h.
Que se adaptem à dinâmica de cúpula, em círculo, com seu dizer na forma costumeira, e com a centralizada personificação da fortaleza, esta que responderá, em prosa fantástica, aos que derem voz aos elementos: naturais - mar, céu, baleia, sol e peixe; históricos - nau espanhola, nau corsária inglesa, vigia, mensageira da vigia, e forte do crasto; e étnicas, guarani - lua, afro - Iemanjá, e europeia - capela, prosopopeica em limitada métrica, das homenageadas em 20 fonemas poéticos, repito, e em métrica livre
69
ao demais, nos círculos distribuídos do museu ao posto 6, se pertencentes aos coletivos, reverenciados, esses com seus pertinentes dizeres.
Quiçá uma performance teatral no piso ao ar livre - sobre a biblioteca municipal Mário Faria, no prédio do posto 6 de salvamento, ao final da caminhada.
CAIXA:
Custeio.
CUSTEIO:
Aconteça antecipadamente uma explanação sobre o custeio de oficina cultural, em reunião em zona de conforto de algum coletivo – reunião ordinária por exemplo, de destinadores de seus impostos de renda de pessoa física, para se inteirar de subsídio via política fiscal – “Destinação Criança”, e em concentrada manifestação artística - na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande por exemplo, em Guarujá, e no Museu de Pesca em Santos, de fazedores de Arte, para obterem tal fomento às oficinas, visando entidades credenciadas no CMDCAG – Conselho Municipal
70
Defesa da Criança e Adolescente do Guarujá, principalmente se atuantes junto à comunidade da praia de Santa Cruz dos Navegantes e Góis, com perceptível demanda.
Traslado por catraias - ida e volta à fortaleza, custeado apenas aos debatedores e moderador.
Bastidor:
Ação.
AÇÃO:
ACONTECIDA - reunião/convite:
12/11/2016 - CPL - Clube dos Poetas do Litoral ampliado.
03/12/2016 - Sarau das Ostras ampliado, "Sebo Café", em Praia Grande.
09/01/2017 - Museu de Pesca: com Thaís Moron Machado, Vinícius, Íris, Edson, Assma, Elton, Grisalda e Ricardo.
17/01/2017 - ConCult de Santos, em reunião ordinária, dentro de assuntos gerais.
25/01/3017 - Sociedade dos Poetas Vivos, convite informal, na sala 2 do SESC Santos.
31/01/2017 - 16:00h. no teatro Procópio Ferreira, em reunião de
71
conselho de Cultura de Guarujá - assuntos gerais.
02/02/2017 - 15:00h. no restaurante "Tertúlia", com a Karina.
11/02/2017 - 14:00h. Grêmio de Haicai Caminho das Águas - SESC Santos.
18:00h Coletivo Escalafobético - Vicente de Carvalho, em Guarujá.
22/02/2017 –
15:00h União Brasileira de Trovadores de Santos.
20:00h Sociedade dos Poetas Vivos, reverencia digital à coordenadora Jaíra Presa de Freitas.
REQUERIDA - curadorias e espaços:
26/01/2017 - via e-mail, à curadoria da "4a. Semana da Cultura Caiçara", DD. srs. Catharina Apolinário e Márcio Barreto.
O2/02/2017 - restaurante "Tertúlia", com Karina.
03/02/2017 - protocolado, requerimento ao secretário de Cultura Municipal de Guarujá - Paulo Fioroto.
03/02/2017 - protocolado, requerimento à diretora do Museu de Pesca - Thaís Moron Machado.
72
Nenhum comentário:
Postar um comentário