Mata Atlântica, 26 de janeiro de 2017.
Assunto: Mulher Caiçara onde Estiver - projeto.
Website: http://acervodosescritoressantistas.blogspot.com.br/?m=1
Facebook: Acervo dos Escritores Santistas , Cultura Caiçara e Mulher Caiçara onde Estiver!
Boa tarde, senhores curadores da 4a. "Semana da Cultura Caiçara" - DD. Catharina Apolinário e DD. Márcio Barreto.
Em atendimento ao chamado, à participação na 4a. "Semana da Cultura Caiçara", encaminho o projeto em epígrafe, autoral desse que subscreve, dentro de movimento espontâneo - Acervo dos Escritores Santistas, explicitado grupo de relacionamento social em plataforma digital - Facebook, de escritores e seus leitores.
Acrescento síntese, aos dizeres outrora enviados, para permanecer esse carro conteúdo, substitutivo, considerado mais abrangente (também postado em blog e em comentários abaixo de tal postagem - aqui já editados), assim:
Mulher Caiçara onde Estiver (*).
Dinâmica - Mulher Caiçara onde Estiver.
Brinde à mulher caiçara, com cafezinho adoçado com garapa - rapadura em pó, fornecido por buffet a todos presentes ou em bar do "Restaurante Tertúlia" - vizinho ao Museu de Pesca, este já visitado à convite da diretora - DD. sra. Thaís Moro Machado, ali custeados pelo projeto apenas dos sorvidos por doze (12) homenageadas e os demais cafés fora desse custeio do programa - pagos por cada sorvedor celebrante ali presente, para levantarem, assim, tal brinde.
Segue-se, ao café, o dizer autoral de cada mulher eleita por cada coletivo, prosopopeico, com vinte (20) fonemas poéticos, em círculos formados por elas, com rodadas de tantos dizeres quanto tiverem, se correspondidos, o que reforçaria aquele brinde com café.
Em contrapartida serão brindadas, a seguir, pelo cantar de Rogério Baraquet e dizer de Ricardo Rutigliano Roque, que puxarão, assim, cada manifestação étnica - afro e guarani (por ordem alfabética) que anteceda à vertente por esses dois representada - européia, de dez minutos cada uma: afro a Ludimar e o Elton - Nego Panda, e guarani o Pinho.
Terminados esses dizeres, seguem os dizeres em prosa fantástica poética, livre na métrica, também em círculos de cada coletivo, de seus celebrantes.
Em círculos:
. Celebradas escolhidas por cada coletivo à homenagem, no auditório do Museu de Pesca, fora ou próximo a esse, e
. Celebrantes ao dizerem prosa poética fantástica - com a métrica usual de seu coletivo, ao ar livre, distribuídos desde o Museu de Pesca à biblioteca municipal Mário Faria - dentro de espaço os públicos, como ao redor do posto de salvamento 6 dos bombeiros.
Área de atuação: Literatura.
* projeto oriundo de autoral e antigo projeto - Arrastão Cultural, eleito em 1º. lugar no curso: "Oficinas de Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos' do Professor Fábio Luiz Salgado em parceria com a "Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto" - 25/ago. - 10/nov./2011, Santos, S.P..
Diálogo provocador:
Questionada você, nessa inspiração poética, responderia, assertiva ou negativamente, à qual das perguntas abaixo?
. Onde suas antepassadas estavam em 1583?
.. Na Europa venerando à Deus?
.. Na África cultuando Iemanjá?
.. Na Mata Atlântica em respeito à Lua?
. Onde você estaria em:
.. 15 de março de 2017 - último dia da "Semana Internacional da Mulher" e primeiro da municipal "Semana da Cultura Caiçara", as 15:00h.?
... brindando com café com garapa - rapadura, onde - em casa ou em frente, dentro, ou próximo ao Museu de Pesca? ou
.. em qual das cidades caiçaras?
.. com seu dizer que interpretaria qual dos elementos naturais da paisagem, da baía de Santos, das etnias que formam tal cultura caiçara - afro, européia ou guarani, ou histórica?
Naturais:
... Sol?
... Mar?
... Céu?
... Baleia?
Históricas:
... Fortaleza da Barra?
... Nau corsária inglesa - Edward Fenton?
... Vigia?
... Mensageira(o) da(o) vigia?
... Nau espanhola - Flores Valdez?
Étnicas:
... Capela?
... Lua?
... Iemanjá?
Com dizeres, repito, à qual desses elementos?
Considerações - à dinâmica:
Dentro da forma de prosa fantástica estariam todos os textos, mas em prosopopeia apenas as homenageadas.
Democratizaria mais assim: prosa poética livre de métrica, em cada círculo coletivo, desde o museu à biblioteca. Há diversidade, enriquecedora, nesse fazer diferenciado por cada coletivo - aguçaria a curiosidade sobre cada obra conjunta.
Já o dizer prosopopeico seria, este das homenageadas no auditório do Museu de Pesca, se chuvoso e ao ar livre se tempo seco, com limite proposto - máximo de 20 fonemas poéticos, pra cada dizer prosaico, fantástico - prosopopeico. Pra fugir de monólogo, em protagonismo equilibrado.
Considerações - ao conteúdo norteador:
Há nesse projeto demanda de precursora Saúde Ambiental - valorização do espaço público com Arte, nutrida por
. Cultura - áudio visual - linkado abaixo, livro - performático vivo e em eventuais lançamentos, música - acústica ao vivo, e performance oralizada - prosa poética;
. Educação - História local, prevista pela LDB do Ensino - lei de diretrizes e bases do ensino;
. Meio Ambiente - exaltado no dizer dado aos elementos naturais;
. Saúde - caminhada conjunta do escritor e seu leitor;
. Cidades - integração geopolítica pelo dizer dado ao bioma da Mata Atlântica, e
.. Segurança - empoderamento em cidadania, na transição em espaços público.
"Resumo da Ação" - Mulher Caiçara onde Estiver:
A Cultura é a estrela, a mulher o cometa, e o artista o carbureto, que juntos iluminam o céu! - Ricardo Rutigliano Roque.
COMO:
Prosas fantásticas - prosopopeica e simples, poéticas em celebração oralizada - presencial de dizeres, dadas a elementos de paisagem natural, histórica e cultural étnica de raiz, no evento vitrine, com extensão includente, via oficina estruturante em fomento a cada programa coirmão cultural, custeada via destinação de imposto de renda - devido por pessoa física, resultando em perenização sustentável material, expostos eventualmente sob essa égide, em evento - auditório ou arredores do Museu de Pesca e ao ar livre, e no pré evento - ante sala de mesa de debate - fomento, assim: vitrine de cada ideia a se consolidar.
Dizer prosaico com máximo de 20 fonemas poéticos, que dê fluidez ao diálogo às homenageadas, aqui preferencialmente autoras de tais dizeres, que façam brinde ao final, com café com garapa - rapadura, na soma de cada fala fantástica - prosopopeica, ao fugir, assim, de monólogo, com protagonismo equilibrado às vertentes caiçaras - contemporânea e tradicional, e sejam brindadas por um dizer literário e outro musical acústico, de cada vertente nutridora da Caiçara - afro, européia e guarani, e também em espaço do Museu de Pesca, destinado à amostragem suficiente às demais manifestações: Arte Plástica, artesanal e cênica - presencial e video gravada, musical, de dança, etc.
Já o dizer ao ar livre - se tempo seco, ou em salão de segundo piso do Museu de Pesca - se tempo chuvoso, seria com métrica livre, em cada círculo de cada coletivo desde o museu à biblioteca - na primeira situação. Há diversidade, enriquecedora, em seu conjunto, nesse fazer diferenciado por cada coletivo, o que aguçaria a curiosidade sobre cada obra.
PARA QUE: direcionar “qualidade de vida”, inspirada em sinais e dizeres;
POR QUE:
. legitimar “Meta do Milênio”, ao construir eixo pedagógico sob permeável concretude;
. frente à demandas:
.. gênero feminino,
.. gênero literário,
.. forma desse estar, da poesia, à rua,
.. clamor por custeio,
.. unir cultural e paisagístico, ultrapassado, assim, o limite geopolítico.
POR QUEM: representante maior de:
. saber formal - universitário, seu
. implementador no poder público - municipal, estadual e federal, seus
. artífices formais e informais - atores e produtores culturais de diversas vertentes de expressão cultural caiçara, repito – contemporânea e tradicional, assim como
.. O.N.Gs. - Organizações Não Governamentais, que exercitem cidadania como agentes de
... políticas públicas;
. coletivos de canoistas, clubes de servir, portadores de necessidades especiais - há acessibilidade em todo evento (restrição em pré evento na Fortaleza da Barra);
ONDE: indo
. até o Acervo dos Escritores Santistas - obra disponível em livros nas prateleira da biblioteca municipal Mário Faria, de Santos, estes reverenciados vetores de coletivos, em dizeres poéticos - prosa fantástica, propagados em círculo de cada coletivo partícipe, em celebração,
. desde o gramado dos jardins da praia de Santos,
. chegando ao posto 6 de salvamento,
. vindo do pergolado da praça do aquário municipal,
. antes na calçada junto à amurada do canal da barra, da altura da Fortaleza de Santo Amaro e do Museu de Pesca - se tempo seco, e no salão do segundo andar do Museu de Pesca - se chuvoso;
QUANDO: 15 de março de 2017, as 15:00 horas o evento, propriamente dito, de celebração - Mulher Caiçara onde Estiver, no auditório do Museu de Pesca e simultaneamente onde cada um(a) estiver, e o pré evento - mesa de debate de fomento ao custeio de programas culturais em oficinas, as 9:00h. do mesmo dia, ou antecipado para o final de semana anterior, 11/03/2017 - sábado, as 15:00 horas, coirmão do que ocorrerá, sob outra curadoria, na Fortaleza de Santo Amaro;
QUANTO: no que for disponibilizado por segmento - auto gestão, de cada coletivo; no custeio do traslado, desde Ribeirão Preto, hospedagem e alimentação de debatedor escolhido - pensador e ator cultural, DD. sr. Galeno Amorim, já convidado, como um inicial investimento, que nutra o debate, em filosofia, ao dar oralidade a contraditórios, com os demais partícipes em mesa - DD. sr.auditor fiscal da receita federal, com sra. Maria Fernanda Portolani, ex-conselheira do CMDCAS - Conselho Municipal de Defesa e Adolescente de Santos, e o moderador, e autor do projeto, Ricardo Rutigliano Roque, com também ajuda de custo de R$50,00 a cada um dos três debatedores e o moderador; pró labore de R$100,00 a cada dois artistas de cada vertente caiçara - afro, guarani e europeia; café com rapadura em celebração no deck do "Restaurante Tertúlia", ao lado do Museu de Pesca, custeado cafezinho das doze (12) homenageadas, ou a todos custeados, aos cuidados de buffet custeado para tal, assim como filmagem em dvd, e apoio à publicação desta e dos dizeres prosopopeicos em blog, próprio, do Acervo dos Escritores Santistas;
PARA QUEM: gerações atuais e futuras, ao reconhecerem a existência das anteriores e, assim como, as necessidades das vindouras.
DECLARAÇÃO DE PARCERIA: em ata lavrada com assinatura de cada celebrante de cada coletivo em consensual aceitação, em visita antecipadamente desse autor, previamente combinada.
"Precisa de apoio técnico":
Pré-evento - mesa debate sobre custeio na manhã de 15/03/2017 em Santos, coirmão desse mesmo evento na vizinha Guarujá (nesta cidade no final de semana imediatamente anterior à data do evento, propriamente dito, lá no Guarujá - nesse ano, no sábado - 11/03/2017 na Fortaleza da Barra, ou em entidade da praia Santa Cruz dos Navegantes, assim:
. auditor fiscal da receita federal,
. ex-conselheira do CMDCAS - Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente de Santos e do Guarujá,
. sociólogo, e
. moderador:
.. precisa carta em papel timbrado da curadoria, para esse organizador - Ricardo Rutigliano Roque, efetuar contato legitimador, que confirme:
... a cessão de espaço,
... o convite ao auditor fiscal da receita federal,
... o convite aceito, já respondido via e-mail, por
.... sra. Maria Fernanda Portolani e
.... sociólogo sr. Galeno Amorim, de Ribeirão Preto,
. a microbolsa cria essa expectativa, da Fundação Ford, junto com o subsídio legal dá lei municipal de Santos, de custeio de
. traslado:
.. desse sociólogo desde:
... Ribeirão Preto à Santos,
... de Santos ao Guarujá - ida e volta, de cada um dos debatedores:
.... sociólogo,
.... auditor fiscal,
.... ex ou conselheira do CMDCAS - Conselho Municipal de Defesa de Criança e Adolescente de Santos e Guarujá, além do
.... moderador, na figura desse autor e organizador,
. o apoio, da curadoria da "Semana da Cultura Caiçara" e da Secretaria de Cultura de Guarujá, na forma específica de disponibilização, arrumação e asseio de
.. mobiliário:
... mesa para o debate onde ocorrer em Santos e na Fortaleza de Santo Amaro no Guarujá, e
... cadeiras para sua audiência,
. que custeie o:
.. almoço para os debatedores e moderador em restaurante por quilo,
Celebração - Mulher Caiçara onde Estiver (evento propriamente dito -na intersecção entre a "Semana Internacional da Mulher" e a municipal de Santos "Semana da Cultura Caiçara"- sempre em 15/03/2017, as 15h):
. que custeie o (a)
.. buffet com:
.. café, em garrafas térmicas,
.. rapadura, em pó, e
.. copinhos de plástico, ou do lado de Santos
... ao menos das 12 homenageadas - eleitas por seus respectivos coletivos,
.... café no restaurante "Tertúlia",
.. sistema de som amplificado, em auditório do Museu de Pesca,
. que confirme o brinde étnico, às homenageadas, poético musical:
.. afro - poético e musical de Nego Panda e Ludimar,
.. guarani - Pinho - musical e poético, e
.. europeu - Baraquet - musical, e Ricardo Rutigliano Roque - poético,
. que abra ao apoio e/ou patrocínio de "Marathon Academia" - professor Renato, deste proprietário, e "Forte da Barra" - sr. Paulo, endereçada a este gerente, em mãos desseorganizafor Ricardo, consolidando simples contatos feitos, em conversas e envio de e-mails,
. que explicite a bem vinda harmonia em convivência entre os entes patrocinadores:
.. lei municipal de Santos da "Semana da Cultura Caiçara" - custeio por ela de pró labore artístico, com pagamentos à performance no lado de cá do canal da barra, com a
. microbolsa em patrocínio do "ProComum" de performance lado de lá,
. legitime ofício, ida do Acervo dos Escritores Santistas com ata a ser lavrada com assinatura dos indivíduos de cada coletivo de Arte, a ser assim convidado, em sinal de aceitação mútua.
Área externa - desde o Museu de Pesca à biblioteca Mário Faria, em manifestação oral, feita em círculo de cada coletivo, distribuída sobre a grama, vestindo tênis, nos jardins da praia de Santos, com caminhantes em mútua audiência, sequencial, em sistema de bases escoteiras, dispostas nesse trajeto:
. que legitime em ofício ida desde organizafor, para segurança desses caminhantes do Museu de Pesca ao pergolado, da praça Luiz La Scala, vizinho ao aquário municipal de Santos, assim como à calçada junto à areia da praia, e dali ao posto 6, em travessia à avenida, junto à CET- Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos,
. que dê legimitação à demandada presença de funcionário dos jardins da praia de Santos - da prefeitura, nesse estar - aparentemente transgressor, com todos calçando tênis, ao caminhar sobre aquela grama, onde se manifestarão na métrica peculiar à sua lide poética - tempos próprios, em prosa fantástica,
. que abra participação includente a coletivos: canoistas, portadores de necessidades especiais, demandadores de gênero, clubes de servir, etc.
Ricardo Rutigliano Roque, autor e organizador do projeto - Mulher Caiçara onde Estiver, do coletivo - Acervo dos Escritores Santistas, e do Cultura Caiçara, e proponente de gestão em Saúde Ambiental desde a Secretaria de Saúde de Santos e São Vicente (a,b).
Laboratório:
1) Registro áudio visual:
. Filme Fortaleza da Barra Grande - https://www.youtube.com/watch?v=AQ4it4iXleE
2) Registro literário - Desnudo Mar Selvagem - oficina precursora da dinâmica proposta, nesse dizer prosaico, levados às escolas de cinco (5) cidades caiçaras - Guarujá, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe, com base nesse estudo:
Resumo do projeto precursor – com oficina de capas de livro para LEVAR POESIA ÀS RUAS, em Sensível Preceito, com Utópicos Requerimentos (*a-b), Reais Diagnósticos (*c), Aventada Pertinência (*d), Desejada Relevância de Um Programa Autoral de Política Pública, em Textos Autorais (*¹-²) e Real Referência Jornalística (*³):
*(a) Santos, 27 de agosto de 2008, sob o nº. 90763/2008-47 do SEPROT - Programa de Saúde Ambiental;
*(b) São Vicente, 27 de agosto de 2008, sob o nº. 001 - 035743 - 2008 – 5 do DSA/D - Programa de Saúde Ambiental;
*(c) FONTE: SEADE/2012- http://www.iprsipvs.seade.gov.br/view/pdf/iprs/estado.pdf ou http://rutiglianoroque3.zip.net/arch2013-03-03_2013-03-09.html#2013_03-09_09_26_37-121995562-0 ;
. dois índices alarmantes que faz a demanda e proposta gabaritadas e pertinentes de alguma iniciativa, nesse sentido:
1) "Entre os municípios mais populosos da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande), apenas Santos tem escolaridade média.";
2) "Distribuição Espacial: ...entre os 100 piores, quatro têm mais de 100 mil habitantes (Guarujá, São Vicente, Caraguatatuba e Suzano).” (**);
** Relevância em Política Pública - Textos Autorais do P.S.A. (¹,²) e Deferência Jornalística ao P.S.A. (³):
¹ Diagnóstico: índices escolares alarmantes, na Baixada Santista, em texto autoral - http://rutiglianoroque3.zip.net/arch2013-03-03_2013-03-09.h…;
² Tratamento: proposto e já implementado em escola pública do Guarujá - metropolitanamente, para melhora da leitura dos alunos, em resgate lúdico e histórico, em vertente escolar - paradidático, publicado em blog, autoral do P.S.A. – Programa de Saúde Ambiental, no link: http://rutiglianoroque3.zip.net/arch2013-01-27_2013-02-02.h…;
³ Publicação: Jornal “A Estância” – p. 9, 14-21/06/2013, Guarujá – S.P.: “Crianças Recriam a História em Gravuras”.
Site atual: http://ricardorutiglianoroque.blospot.com.br ;
*(d) Currículo, nessa pertinente militância pública, no link:
http://www.linkedin.com/profile/view?id=89626831&trk=tab_pro .
b) O que será realizado? Prosa - Romance.
Descrever:
. concepção épica, prosaica e lírica, com prosopopeia - romance polifônico em falsete caótico;
. referências estéticas – por amostragem, do capítulo 10:
.. dizeres: 105 líricos: 82 prosaicos e 23 fluxos de pensamento, fração de um capítulo – aqui de enredo local e lá de migratório europeu, compilados de livros – também autorais: Em Santos, Catando Guaru - contos, livro classificado no Facult de Santos - 2011 (inédito); Fortaleza da Barra Grande - prosa, Poesia à Rua, Caiçara em Haicai, Uma Chama Atlântica, Da Mata Atlântica ao Neruda e Diálogo Caiçara com Saturnino de Brito - poesias, (publicados / Caiçara Catadora de Capa Artesanal) 2013-4; Mar Selvagem - romance, classificado no Prêmio SESC de Literatura - 2015 (inédito), e de outras fontes, autorais ou referenciadas – fração, entre aspas.
.. imagética: contida no dizer, e também trabalhada em filme autoral – estudo, na maioria de seus dizeres – lá, e nenhuma das músicas – aqui, de terceiros - lá sincronizadas: Fortaleza da Barra Grande - https://www.youtube.com/watch?v=AQ4it4iXleE .
.. sonoridade – em dizer autoral, e também em linkada canção autoral, para ilustração:
... Pescador -https://soundcloud.com/user109475440ricardoroque/presente-ausente-1;
... Mulher – https://soundcloud.com/user109475440ricardoroque/sua-musica;
... Negro – https://soundcloud.com/user109475440ricardoroque/brincante-charleaux;
... Vigia – https://soundcloud.com/user109475440ricardoroque/reboca-o-navio;
... Guarani – https://soundcloud.com/user109475440ricardoroque/desculpa;
... Criança – https://soundcloud.com/user109475440ricardoroque/caicara-poetica.
. bases da pesquisa:
.. histórica:
... SANTOS, F.M. – “História de Santos”; 1º volume, pág. 137-8, 2ª ed.1986; Ed. Caudex São Vicente - S.P.;
... MALTA, A., tradução: “PLATÃO, .... Sobre a Mentira”, p. 88 – Porto Alegre, RS: L&PM Pocket;
.. Literária:
... PONDÉ, L.F.: teólogo, filósofo, professor da P.U.C. – S.P; autor do livro: “O Homem Insuficiente”;
... CALDAS, Aulete – Dicionário, – 5ª. Edição, 1986 – Rio de Janeiro, Brasil;
.. poética:
... CARVALHO, Vicente: escritor santista, autor do livro “Fugindo ao Cativeiro”;
... COUTO – Rui Ribeiro, Noroeste e outros poemas. – Companhia Editora Nacional – 1933;
... FONTES, Martins, “Indaiá” – Martins Fontes, Livro Phostumo – 1937;
... NERUDA, Pablo: chileno, Nobel de Literatura, escritor de Navegações e Regressos. – 1ª. d. – São Paulo: MEDIAfashion, 2012. Coleção Folha. Literatura Ibero-americana;
. personagens – por ordem dos dizeres, nessa amostragem – capítulo 10: pescador, mulher, negro, pescador caiçara, criança caiçara, fuligem da queima da cana de açúcar, preta nuvem, céu azul, nuvem branquinha, fumaça de fogueira, passarinho, negro caiçara, Fenton - almirante corsário inglês, capitão espanhol - de navio saqueado, Ward - vice-almirante corsário inglês, Withal - inglês local, anônimo local, emissário de Leitão - capitão mor e governador da província, Adorno – ancião local, sogro de Withal e senhor de posses, Valdez - almirante da esquadra espanhola, Higino - vice almirante da esquadra espanhola, vigia local - do morro do vigia, emissário local - do vigia, mulher caiçara, guarani, pirata.
. tempo: 1583-1937-2016.
. espaço: mar, terra – mata e praia, e céu.
Ricardo Rutigliano Roque, autor e organizador do projeto - Mulher Caiçara onde Estiver, do coletivo - Acervo dos Escritores Santistas, e do Cultura Caiçara, e proponente de gestão em Saúde Ambiental desde a Secretaria de Saúde de Santos e São Vicente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário