sábado, 19 de novembro de 2016

Dia da Mulher Caiçara - Prosopopéia à Fortaleza da Barra/2017.

Santos, 19 de novembro de 2016.
Assunto: projeção semafórica, no canal da barra, em prosopopéia à Fortaleza da Barra.

Bom dia.
Proposta específica: há holofotes, por exemplo no Forte do Itaipú, este ainda animado e justificado, para eventual parceria com o Acervo dos Escritores Santistas?
Resgate histórico - desse evento prosopopeico: foi obstado em 1991, por troca da guarda à época, mas há diurno registro, em média metragem, da referida prosopopéia, ao final da obra Fortaleza da Barra Grande - https://www.youtube.com/watch?v=AQ4it4iXleE
Ponderação: escrita evoca imagem, de personagens e cenário, pois ilustra uma narrativa, e já que é o "Poeta: pessoa com mania de comparecer aos próprios desencontros" - Manoel de Barros, nada mais pertinente.
Referência: a efeméride já foi vivenciada, na biblioteca Mário Faria, agora acrescida, no Dia da Mulher Caiçara, de celebração ao certame literário/2017 - http://acervodosescritoressantistas.blogspot.com.br/2016/11/mulher-caicara-certame-literario-e.html?m=1
 (*)
Persona especial: há uma lembrança, natural,  da persona literária e jornalística da Helle Alves - decana da Estação da Cidadania e fundadora da Sociedade dos Poetas Vivos e uma das criadoras da Festa do Livro, para receber a homenagem central. Que tal?
Ponderação aos coletivos em parceria: em uma antologia há espaço, de cada coletivo, para inúmeras homenagens, o que favorece a um texto inicial, impresso em consenso, seja pelas mãos do revisor estilístico do coletivo ou a mais que duas mãos, em centralizada celebração em cada uma das antologias.
Detalhes:
O tema é: Mulher Caiçara - Feminismo Imanente.
A data é: 15 de março, quiçá, de cada ano.
Os locais - por repetição histórica, sujeito à confirmação: biblioteca Mário Faria (*) e Fortaleza da Barra Grande.
Parcerias: a proposta é focar em cada produção cultural, em parceria de cada coletivo com o Acervo dos Escritores Santistas.
Note-se, no linkado, que esse contato acontece, com cada coletivo, após presencial reunião, por exemplo a última, no Porto do Saber, portanto atual e em respeito à ordem alfabética: março em Bertioga - apenas virtualmente em 2016, e com oficinas acontecidas em abril em Cubatão, maio em Guarujá, junho em Itanhaém, agosto em Mongaguá, setembro em Peruíbe, assim avizinhados, pela literatura e agora irmanados em monumento de 1584 - época em que éramos um povoado único.
Oficinas: permaneço à disposição para repetir, em cada coletivo interessado, a mesma oficina de prosa, ( http://acervodosescritoressantistas.blogspot.com.br/2016/08/desnudo-mar-selvagem-prosa-em-projeto_13.html?m=1 ), gratuitamente, cabendo a cada um, se inspirado à tal, elaborar uma fantástica.
Que tal?
Grato eu permaneço, com suave convite, na rebentação, nadando às vezes contra corrente, mas sem fazer onda. Abraços poéticos.
Ricardo Rutigliano Roque - moderador do Acervo dos Escritores Santistas e Cultura Caiçara.

* "Semana da Cultura Caiçara inicia com evento literário'. 'A Biblioteca Municipal Mário Faria (Posto 6 da orla) recebe programação da 3ª. Semana da Cultura Caiçara, que tem início. Entrada franca. A partir das 16h, a mulher caiçara homenageada no 1º Concurso Literário de Crônicas do Acervo dos Escritores Santistas. O evento, realizado na Biblioteca Mário Faria, também celebra o último dia da Semana Internacional da Mulher." (Diário Oficial de Santos, página A 7, 15 de março de 2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário