quarta-feira, 30 de março de 2016

Mulher Caiçara: "Menção Honrosa" - premiação máxima, do acervo.

“Mulher caiçara” (*)

   Há poucos anos atrás, umas amigas me convidaram para ir à Festa da banana. – Onde é isso? – perguntei. Uma respondeu: - no Mercado Municipal. Você vai gostar. Tem barracas, os expositores vendem doces caseiros, industrializados, tem artesanato para vender e até conjunto musical para as pessoas ouvirem música. Fomos no dia seguinte. Chamou minha atenção uma barraca com mudas de plantas e flores para vender, vários tipos de artesanato, algumas peças construídas com as folhas secas das bananeiras, balas cristalizadas de banana, enorme quantidade de artigos expostos, tudo com qualidade e beleza indiscutíveis. Produção dos caiçaras. Saindo de lá, resolvi pesquisar. Caiçara é palavra de origem Tupi-Guarani e se refere aos habitantes das zonas litorâneas, muitas do estado de São Paulo. Em 1992, somente Cananeia. Após, todos os habitantes do litoral dos Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Até relacionam os caiçaras com os caipiras. Talvez as semelhanças possam ser encontradas no zelo pela família, na moral e bons costumes, na simplicidade do viver. Rústicos, porém sensíveis: um ser humano não tão lapidado a ponto de se tornar artificial, volúvel, egocêntrico, inconsequente, ... Na comunidade caiçara, a mulher é honesta, dedicada tanto à agricultura (mandioca, banana, milho ...), como à pesca. Possui pureza, simplicidade, intensidade de valores. Acredito que, enquanto a “civilização urbana” não dominar por inteiro os caiçaras, eles continuarão evoluindo, cuidando de si e de suas famílias com moral, dignidade, respeito, trabalhando por uma subsistência dentro de padrões éticos não facilmente encontráveis nos meios urbanos. 

"Menção Honrosa" - premiação máxima, do acervo. 
Autora: Assma Gabriela Chicani Tahan. 

Prêmio - máximo: "Menção Honrosa" - certificado. 

Júri: Marcelo Rayel Correggiari, Maurilio Campos e Sueli Aparecida Lopes. 

Tema: Mulher Caiçara. 

I Concurso Literário - 2016, de Crônicas do Acervo dos Escritores Santistas. 

Categoria: adulta. 

Data: 15 de março de 2016. 

Comemoração: "Dia Internacional da Mulher" e "Semana da Cultura Caiçara", em seu último e primeiro dia, respectivamente (*). 

* "Semana da Cultura Caiçara inicia com evento literário'. 'A Biblioteca Municipal Mário Faria (Posto 6 da orla) recebe programação da 3ª. Semana da Cultura Caiçara, que tem início. Entrada franca. A partir das 16h, a mulher caiçara homenageada no 1º Concurso Literário de Crônicas do Acervo dos Escritores Santistas. O evento, realizado na Biblioteca Mário Faria, também celebra o último dia da Semana Internacional da Mulher." (Diário Oficial de Santos, página A 7, 15 de março de 2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário